terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As 15 praias da nossa capital

"Aqui a natureza não mediu esforços..."


São quase 40 km do litoral urbano mais bonito da costa brasileira. Maceió a capital alagoana possui uma orla marítima que surpreende qualquer turista que vem em busca de se sentir no paraíso. Com aproximadamente 1 milhão de habitantes a capital não deixa a desejar em arte, cultura, gastronomia e turismo. A cidade é composta por 15 belíssimas praias que possuem todo o conforto estrutural para receber nossos visitantes. Veja mais...

PONTAL DA BARRA


Esta praia é o cartão de visitas de Maceió, das pessoas que chegam pela AL 101 Sul sentido capital. Com o cenário do rio Mundaú beijando o oceano a praia que é pouco movimentada é um tanto  surreal. Não há quem atravesse a ponte Divaldo Suruagy sem que suspire vendo a tonalidade que se mistura na cor do céu e do mar com o balanço verde dos coqueiros. Que privilégio aos servidores do DETRAN-AL que estão localizados á direita da orla dando a impressão que os mesmos trabalham dentro de uma ilha. Há quem se aventura nesta praia para a pratica de surfe mas nenhum bombeiro achará a pratica viável, uma vez de o fundo é de pedras.

TRAPICHE DA BARRA

Comporta duas passarelas  de concreto, sendo uma para embarque e desembarque de produtos da Salgema, atual Trikem,  e outra como emissário de  saneamento da capital. E apesar da poluição a vista para quem passa à margem, na rodovia de acesso ao litoral Sul continua linda. A praia ainda é usada para banho, sua área extensa de areia da oportunidade para que pequenas peladas se formem em toda a extensão da praia e também usada para pratica de surfe.







SOBRAL

Praia bastante freqüentada por surfistas, embora não sendo própria para banho. É a primeira do perímetro urbano e também a primeira da rota hoteleira da cidade.








AVENIDA DA PAZ


Com as melhorias feitas pelo município a praia que ainda é imprópria para banho é cenário de um mundo histórico e cultural da cidade. Do romântico coreto da paz até a praça dos monumentos histórico dos Marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca; está ai um lugar digno de um lindo e encantador pôr do sol.







PAJUÇARA

A praia é a grande concentradora de quiosques marítimos e hotéis, possui a melhor estrutura de todas as praias - aqui citadas - , feirinhas de artesanato e passeios de jangadas ás piscinas naturais freqüentada por milhares de turistas em visita a região. Ótima para pratica de waekboard, windsurf, remo e stand up paddle. Cenário dos campeonatos de esportes; possui quadras poliesportivas e para tênis. Espaço para skate e patins in line.



SETE COQUEIROS (parte da pajuçara)

Situada na ponta norte da enseada de Pajuçara, também é ponto de saída para os passeios de jangada até as piscinas naturais. 

PONTA VERDE

A melhor praia para um banho delicioso e relaxante nas águas mornas da cidade. Esta praia possui também uma ótima estrutura e é cartão postal internacional para a divulgação para as redes de hotéis da região. Fantástica para um belo passeio e ainda melhor quando feito com os amigos. Por ela circula pessoas a todo o momento, principalmente quem anda querendo estimular a pratica de esporte. Não é difícil ver pessoas fazendo caminhada a toda hora do dia e da noite.

JATIÚCA

Local próprio para pratica de pesca. Ponto das melhores tapiocas da cidade. Até para pratica de surfe já beirando a praia de cruz das almas. Jatiúca reúne tudo em um só lugar. Os melhores restaurantes, fast foods, galeria com as melhores marcas e um palco para atrações culturais da cidade por onde já passaram as melhores bandas da região como também vários artistas nacionais.


CRUZ DAS ALMAS


A praia recebe este nome pela história de um amor proibido estilo Romeu e Julieta indígena. Fica localizada ao norte do centro da cidade. Divide-se em duas partes; uma mais urbanizada e outra menos, sendo esta, - a menos urbanizada -, cenário de romance de muitos nativos. Fazendo jus a cultura dos amores impossíveis. Possui também bares, restaurantes e hotéis.




JACARECICA

A  Também chamada de Rio de Jacarés é uma das mais tradicionais praias de Maceió, distante 8 km ao norte do centro da cidade. Destaca-se pela beleza selvagem de seu cenário e por inúmeras casas de pescadores cobertos de palha. É local escolhido para os que se dedicam á pesca e em algumas partes também serve para pratica de bodyboard.



 GUAXUMA

A praia que abriga dois rios que a margeiam possui quiosques e casas de veraneio em sua orla. Suas águas são agitadas, e ainda existem morros, mangues e coqueiros.  











Graça Torta: Praia com águas esverdeadas, e uma faixa inclinada de finas areias avermelhadas. Piscinas naturais se formam na maré baixa. Boa para surfe e pesca em alguns trechos. 

Riacho Doce: Distante cerca de 10 km do centro da cidade, esta praia possui ondas pequenas, areias macias e claras, além de recifes. Possui pousadas, casas de veraneio, e comidas típicas. Inspirou José Lins do Rego a escrever o romance Riacho Doce.  

Sereia: Praia belíssima, com um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica. Possui ondas fracas, piscinas naturais na maré baixa, além de quiosques rústicos e a imagem monumental de uma sereia.

Ipioca: Situada no povoado de mesmo nome. De um lado (norte), seu mar é tranqüilo, com bancos de areia e piscinas naturais na maré baixa; de outro, suas ondas são fortes e a areia é macia. Praia ideal para caminhadas.   



Patrícia Brito
82 9444-4477
brito-patricia@hotmail.com
www.adoroviagem.com.br
http://www.facebook.com/adoroviagem

2 comentários: